terça-feira, 31 de agosto de 2010

PÃO ,ALFACE,TOMATE, CADEIRAS NA CALÇADA....


Há muito ,muito tempo atrás quando a tarde chegava devagarinho e já se escondia pelos cantos de penumbra da nossa sala,todos os vizinhos que ainda guardavam o dia no peso das horas passadas naqueles relógios de bolso,punham suas velhas cadeiras na calçada pra esperarem as nuvens vestirem aqueles casaquinhos de pele rosa- bebê para esperarem a noite....
Eu, e meus amigos fazíamos caracóis enorrrrrrmes e alugávamos as casas que contruíamos neles pra quem tivesse com  os pés cansados. A corda grande e velha, atravessava a rua de uma árvore a outra onde pulávamos um a um os nossos sonhos ,às vezes tropeçávamos ,mas sabíamos que fazia parte pra continuar...
Contávamos fusquinhas, apostávamos corrida com a lua que aparecia tímida ,inda dia olhando para um resto de sol pela fresta do tempo quente que nos deixava com mormaço de alegria, alegria por tao pouco; prosa de lobisomem ,mas não tínhamos medo ,porque as estorias eram contadas na voz dos velhos sábios, e ríamos demais pq sorrisos eram de sobra ,até quando morria alguém íamos numa turma comer bolo de fubá e café no velório !!Era bom demais enchíamos os bolsos de doces !!!! 
Ah!! e os nossos cachorros então!! eram fiéis , nos seguiam pra todos os lugares ,eles eram felizes ,andavam de cara levantada e rabo abanando ,nao como os de hoje ,tristes,sem ter o que comer a não ser a lembrança de algum cheiro de jantar que escapa pelas janelas das cozinhas ....
Quase nao se tinha televisores ,mesmo quando o homem desceu na LUA, a ALDA ,tinha a única tv da rua e juntou 29 crianças pra assistirem aquela epifania!!Cada um de nós virou astronauta no momento que o homem sentiu o chão ,aquele chão onde milhares de namorados gostariam de dar uma rosa pra sua amada e dizer tão carinhosamente:
Aqui estou, despido de 
qualquer testemunha,
com o coração suspenso,
na solidão desse tempo
que nao sei eu ,se é 
tarde ou noite dentro 
de mim ,vesti- me de amor 
só pra que tu pudesse 
despir a minha alma,
nesse instante 
mágico, moremos entao 
dentro dessa concha 
protegidos pra sempre 
das amarguras e dos 
desamores...
E  minutos depois que a lua ja era uma rua pra nós ,saí lá fora na minha calçada velha , de pedras faltando , e nao vi ninguém, meu cachorro era apenas lembrança, o portao arrastava o corpo pra se abrir ,cade meus amigos??cade as parreiras se ainda tenho o gosto das uvas manchando a alma?? cade eu??
ME perdi, enfiei- me no meu sanduíche , tingi- me de tomate ,pra me confundir com o crepúsculo que passava naquela hora tao única  aprendi a distribiur pão e teto , um tanto de amor desacreditado ,um pouco de cheiro de quintal ,uns bagaços de entardeceres ,foi tudo.
Fui indo nos meus passos secos de saudade ,levei minha cadeira presa a um grampo na memória, fiz um chapéu de alface, estourei com o meu guarda chuva uma bolha enorme e me fiz chuva pros dias áridos que eu sei; viriam...


KALÍOPPE


4 comentários:

  1. AI FAFA!
    UM LUXO SO!
    FUI LENDO, FUI INDO...
    JURO PO CE,
    CHEGUEI A ESCUTAR RISADAS DE CRIANÇAS NA RUA!
    TUDO ERA LEMBRANÇA EM TONS PASTEIS!
    VIAJEI TOTAL!
    BJAUNS!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Bissinho!

    Bom começo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olha só que felicidade sua, eu quero participar, claro esse tiro foi na moscakkkkkkkkk, adorei o assunto. Vou segui-la aonde for. rsrsrs

    É amiga, como diz a canção: Nada do que foi será denovo do jeito que ja foi um dia, tudo passa tudo sempre passará.
    Mas da saudade por isso busco o bom e aplico no hoje e agora.
    Cada vez menos criança, menos adolescente, menos adulto ou será que da vontade de não ser?
    Bem! Eu gosto de antes e de hoje também,, por isso sou Louco, bode, lobo e feliz. Evoluir e fluir...
    Mas amiga! Vamos voltar lá e brincar de queimado ou pique-esconde?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Bixinho, demais!!!
    Vc é minha mãe, te conheço a um tempão...Mas vc sempre consegue me surpreender com a sua criatividade, imaginação e esse poder de desenterrar coisas e frases do passado..coisas antigas que uma pessoa comum jamais se lembraria. Mas claro vc lembra, pq vc não é comum, vc é uma pessoa muito especial! E espero que este blog seja apenas um começo pra vc poder mostrar pro mundo um pouco desta sua criatividade, pois eu como sua filha já tive o privilégio de ver muita coisa. É isso mesmo "Bixinho" deixe o mundo ter este privilégio agora de ver um pouquinho do que vc escreve.
    Bjão...Te amo!

    ResponderExcluir