quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO......

VOU DIZER- TE MEU AMIGO, O BRASIL FOI LUSITANO, FOI FRANCES E AGORA EU DIGO QUE SERÁ AMERICANO ,NÓS TEMOS MUITAS SELVAS E RIQUEZAS POR AÍ ,TB TEMOS NOSSOS ÍNDIOS QUE SÓ USAM CALÇA LEE...
LÉ COM LÉ ,PÉ COM PÉ ,UM SAPATO EM CADA PÉ.....( JUCA CHAVES).

A nossa história ,quem me dera saber contá-la e poder passar em frente como foram devidamente os fatos.Em 1900 éramos 17 milhoes e pouco de brasileiros ,aquele tempo parecia que se tinham mais coisas ,não existiam grandes hipermercados ,mas os alimentos tinham mais cara de roça, de arrancados na hora ,o gado só comia capim ,bem verde e água fresca como deveria ser até hoje.
As compras vinham do armazém em caixas de madeira que eram devolvidas e reaproveitadas .Era fácil resolver a janta ,íamos no quintal e escolhíamos uma galinha ,a que menos tínhamos estima e PLOC!! já ia pra panela ,onde todos se sentavam calmamente pra almoçar ou jantar ,e era tão sagrado esse ritual de se alimentar que parecia mágica !!parecia um carnaval essas reuniões , conversavam tudo ,mastigavam a vida ,os dias, pra que tudo digerisse sem a pressa das horas.Não se podia ir ao cinema com o uniforme da escola e quando hasteavam a bandeira ,a gente punha a mao no peito e uma lágrima verde e amarela brincava de escorregar na face...Aí inventaram tanta coisa!! o homem foi ficando um genio e um merda em lidar com seres iguaizinhos a ele.Depois vem Santos Dumont com seu balao mágico ,enfeitando o mundo e descobrindo onde é que o infinito se escondia com seus sonhos de pássaro solitário..
vieram entao os carnavais::
Ó abre alas
que eu quero passar...
veio o Biotõnico Fontoura, o bonde elétrico ,a primeira corrida de automóveis ,as "baratinhas "", como diziam  a plantação de café se expande por terras e terras , e seu aroma filtrava as madrugadas frias do país inteiro ,a rua do Ouvidor se agita em conversas insones pelas noites longas que existiam onde poetas morriam ainda de amor ,olha só, morriam de amor!!! pode??
 hoje matam e dizem que foi por amor...depois o país se enfeitou de poemas ,as calçadas tinham o desenho de digitais imortais ,que nunca ,nunca irao se apagar ,de boemios que ajudaram escrever os fatos em guardanapinhos de papel ,em papéis pardo onde se embrulhava o pao .Os operários do Brasil comemoravam pela primeira vez o 1º de maio, isso em 1904, embrulhados na bandeira ,grande manto que sempre nos abrigará ,eu espero. Daí ,pra que esse texto nao fique tao grande ,veio o primeiro bi motor ;14-BIS, e depois o primeiro campeonato de futebol entre paulistas e tb inaugura- se um conservatório musical. Daí pensa bem , o BRASIL nao precisava de mais nada ,futebol ,música e um pássaro de aço onde podiam acordar em praias exóticas ,sentir- se Cabral!!O óscio virou profissão obrigatória ,( foi aí que registraram o "jeitinho brasileiro") o papa nao tem mais cara de bonzinho, numa missa em Manaus ,se le os nomes de cinco índios assassinados, a legislaçao brasileira se intoxica com leis que sao vestidas e tiradas o tempo todo . O poder vai se tornando cada vez mais insuportável , nao falo do poder pelo poder nao!! falo do poder na rua , na esquina mesmo.De pequenos atos assassinos,que nascem de um gesto e se morre em silencio ,tantos e tantos que nao chegarão hoje pra jantar em casa ...
PÕRRA MEU!!dá pra esperar que o fusquinha nao anda???

3 comentários:

  1. Amei e amo vc! Ficou 10! Sucesso e carinho com beijos

    ResponderExcluir
  2. FA!
    SOBE NO PALANQUE DIA 7 DE SEMTEMBRO E LEIA ESSE TEXTO!

    OH PATRIA AMADA
    IDOLATRADA
    SALVE SALVE!

    ResponderExcluir
  3. Lindo ... digno de sucesso ... estrelinha que brilha por onde passa irradia esperança e enche nossas vidas de graça...entao brilha estrela e guie nossos olhos acima de prédios acinzentados e fumaça escura que encobre nossos dias nos faz sentir-mos VIVOS!

    Lilian caffaro

    ResponderExcluir